sábado, 4 de junho de 2011

Bate-bola com o vascaíno Maurício

Imagine um time sem a sua torcida. Impossível, não é mesmo? E é por isso que o número de torcidas organizadas e barras bravas vem crescendo cada vez mais. Festas lindas são proporcionadas e o grito da arquibancada se torna o 12º jogador. 
Estivemos em São Januário com integrantes da Torcida Organizada União Vascaína e conversamos com o apaixonado Maurício Garcia. O torcedor falou sobre mulheres no estádio, ídolos, expectativas com o time e também sobre a venda de ingressos para o jogo no Couto Pereira. Confira a baixo abaixo nossa entrevista:

Maurício acredita nos dois títulos nacionais

De Salto no Lance: Qual a sua opinião sobre essa “invasão feminina” nos estádios?
Mauricio: Acho interessante, pois tira o rótulo de que estádio não é mais lugar para família. Este pensamento existe desde à entrada das Torcidas Organizadas, julgadas como “perigosas”.  Estas torcidas ainda são muito criticadas porque, às vezes, estão metidas em violência e confusão.

DSNL: A torcida organizada, à qual você faz parte, tem torcida feminina?
M: Sim. É chamada de “Reinado Feminino”.

DSNL: E o que esperar do Campeonato Brasileiro, já que mesmo com o time reserva, o Vasco tá lá em cima? Qual a expectativa para quando vocês estiverem com a força máxima?
Mauricio: O Vascão campeão.

DSNL: Mas assim, fácil?
M: Juninho e mais dez, Vascão campeão.

DSNL: Qual equipe pode fazer frente ao Vasco na competição?
M: Vasco de Dedé x Santos de Neymar.

DSNL: Já que você mencionou o Juninho, como você vê a volta de um ídolo ao clube?
M: Fantástica. Vou ao aeroporto recebê-lo e  venho no jogo de estreia. Como a nossa música já diz, o Juninho é um verdadeiro ídolo aqui em São Januário.

DSNL: A Organizada está indo pra Curitiba ou vocês estão preparando a festa aqui no Rio mesmo, caso o Vasco seja campeão?
M: Estou indo na quarta-feira e volto na quinta, sem pousada e com a vodka na mão!

DSNL: Em 2009, quando o Coritiba foi rebaixado, houve uma verdadeira guerra após o jogo. Vocês estão preparados, caso isso ocorra novamente?
M: Se for necessário, a torcida vai sem medo. Mas vamos em clima de festa e pregamos a paz! Além disso,  a torcida do Vasco tem amizade com a torcida do Coxa.

DSNL: Você costuma ir aos jogos?
M: Não perco um jogo do Vasco há 3 anos.
DSNL: Você é sócio? Pretende votar nas próximas eleições?
M: Sou sócio.  Pretendo votar sim, mas não no Dinamite. Sou fã dele como jogador, mas ele é só a imagem de um presidente. Na verdade, quem manda no Vasco é o Mandarino.

DSNL: Você já falou sobre o Juninho e o Dinamite. Mas, e o Romario? O que dizer sobre o baixinho?
M: Odeio o Romário, ele é flamenguista.  Era um ótimo jogador, mas é torcedor assumido do Flamengo.  Por mim,  a estátua dele poderia ser substituída por uma do Roberto. Ou melhor, por qualquer jogador que já fez história aqui no Vasco.

DSNL: A “União Vascaína” já tem muito tempo?  É uma torcida grande?
M: É a torcida organizada mais nova.  E apesar disso, não é a menor.

DSNL: Como é  a relação da diretoria vascaína com a torcida organizada? Vocês conseguem algum benefício?
M: Foram prometidos à “União Vascaína” 70 ingressos para o jogo em Coritiba, mas a diretoria não cumpriu o combinado e tivemos que cancelar a caravana. Foi bem chato, uma parte da torcida já tinha até passagem de avião comprada.

DSNL: Foi só com vocês?
M: Sim.  A “Força Jovem”  ficou com 500 ingressos e a “Ira Jovem” com  170. Além disso, foi fornecido um número desconhecido de ingressos para uma agência de viagem que é do genro do Dinamite.

Maurício e mais alguns integrantes da União Vascaína que viajarão para Curitiba

Agradecemos ao Maurício pela colaboração e boa sorte para as duas equipes. Que vença a melhor!

por Camila Daychoum (foto, entrevista e edição), Laís Ferolla (edição) e Wannessa Pereira (entrevista e edição)

4 comentários:

  1. De boa? Dedé não é isso tudo. Ele é o melhor zagueiro do RJ e ponto. Ser melhor que a dupla de zaga do Mengão, Botafogo e Fluzinho é fácil, já que nenhum time carioca tem uma zaga de qualidade.

    Sobre as chances no Brasileiro, não sei não. Existem elencos muito melhores, mas não pode negar que o Vasco tem grandes nomes como Felipe, Diego Souza e agora o Juninho. Ainda tem o Bernardo que vem jogando bem. Vão jogar os 3 juntos? E o Bernardo, mesmo jogando melhor, vai continuar sendo reserva? Qual estrelinha vai aceitar a reserva? Estamos falando de Diego Souza e Felipe, e a reserva não é amiga deles. Quero ver o que vai dar hahahahah

    Como bom Flamenguista, adoro ver o Vasco se dar mal, mas ultimamente prefiro ver um carioca na frente do que os paulistas.

    Felipe Medeiros

    ResponderExcluir
  2. Bela matéria, meninas!
    Ri alto do Vasco de Dedé x Santos de Neymar

    Guilherme Marques

    ResponderExcluir
  3. Sou da Jovem e gostei muito da materia, as torcidas tem que ter mais espaço.

    ResponderExcluir