terça-feira, 14 de junho de 2011

Campeões da falta de estrutura

O recente título do Vasco não foi comemorado apenas pelos cruzmaltinos. Rivalidades à parte, o futebol carioca amanheceu mais feliz na última quinta-feira. Os principais clubes do Rio, exceto o Botafogo, têm tido êxito nas competições nacionais nos ultimos anos.
De 2006 até 2011, foram 5 títulos conquistados:

2006 - Copa do Brasil – Flamengo
2007 - Copa do Brasil – Fluminense
2009 – Campeonato Brasileiro – Flamengo
2010 – Campeonato Brasileiro – Fluminense
2011 – Copa do Brasil – Vasco


Vasco Campeão da Copa do Brasil 2011
 
Estes números são muito importantes pro futebol do Rio de Janeiro, já que os clubes cariocas não têm estrutura suficiente para competir com os times de outros Estados. Na teoria (e quase na prática), só se ganha campeonato se houver estrutura. Mas, o que seria essa tal estrutura que todo mundo fala? Basicamente um centro de treinamento com 3 ou mais campos, alojamento para os atletas descansarem e se concentrarem para o jogo, sala de musculação, departamento médico, piscina, entre outros. Enfim, um lugar de alta qualidade com o intuito de preparar (fisicamente, tecnicamente e psicologicamente) os jogadores durante a temporada. Os grandes times de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, entre outros, largaram na frente e já têm seus próprios CTs.
Então, o que explica esses títulos conquistados pelos clubes cariocas? Na verdade, não há um porquê exato. É uma mistura de sorte, bom elenco (ou não) e raça. Pode ter certeza que nenhum desses títulos foram fáceis. Todos, praticamente, na última rodada, partida ou minuto. E eis que surge a pergunta: Se tivesse estrutura, seria mais “fácil”? Provavelmente, sim. Ou não. Se estrutura realmente ganhasse campeonato, a gente estaria aqui falando apenas do Atlético-MG (sem desmerecer a história do Galo), já que o CT do clube mineiro foi considerado o melhor do Brasil, após uma pesquisa feita pelo canal Sportv, em 2010.

Fluminense Campeão Brasileiro 2010


O ponto chave da questão é o seguinte: Estrutura é importante? Obvio que é. Mas ainda não é quem define o próximo campeão. Vai muito além disso. A camisa pesa, a torcida pesa e a sorte ajuda. O comprometimento e o trabalho duro dia após dia é da mesma importância sendo realizado nas Laranjeiras ou no CT Rei Pelé. E o se o Rio não ganha na estrutura, ele ganha na raça.


Flamengo Campeão Brasileiro 2009

E para você, o que é mais importante: títulos ou estrutura? Vote na nossa enquete.

por Laís Ferolla
twitter: @laisferolla 


Nenhum comentário:

Postar um comentário