segunda-feira, 6 de junho de 2011

Hvala, Gringo


1997-1999 Vitória
Início no Brasil: As mentiras que valeram a pena

A brilhante carreira de Dejan Petković no Brasil começou devido à algumas “mentirinhas”. O jogador foi procurado por Waltercio Fonseca, dirigente do Vitória na época, para vir jogar no clube baiano. Porém, Fonseca disse ao Pet que o Vitória era o (atual) campeão Brasileiro de 97, sendo que era, na verdade, campeão baiano daquele ano. Acreditando nas palavras do dirigente, o “Gringo” saiu do Real Madrid rumo ao clube rubro-negro. Porém, por algum imprevisto, ele não chegaria ao Brasil na data esperada.  E foi nesse momento que a segunda “mentirinha” surgiu. Para antecipar o embarque, Fonseca inventou que o Papa estaria no Brasil e que tudo estaria fechado, logo, não conseguira registrá-lo na CBF. Pet veio mais cedo e iniciou sua carreia no Vitória e no futebol brasileiro.

Com gols importantes, um Campeonato Bahiano e uma Copa Nordeste, Pet é lembrado como um dos grandes jogadores que passaram pelo Vitória. Ele sempre demonstrou carinho e consideração pelo clube, alegando jogar feliz, mesmo sem receber os salários em dia.



Gol histórico e passagem por Fla, Vasco e Flu


"Reza Alessandro... Petkovic bateu a falta... GOOOOOOL"
 Por falar em rubro-negro, há dez anos, uma cobrança de falta, aos 43 minutos do segundo tempo, mudou o rumo de uma partida e da carreia de um certo jogador. E qual flamenguista (ou até mesmo vascaíno) não se lembra da narração daquela jogada, feita por Luiz Carlos Jr? “Reza Alessandro... Petkovic bateu a falta... GOOOOOOL”. O sérvio virou ídolo no Fla após dar o título do tricampeonato estadual em 2001, na vitória de 3x1 sobre o Vasco. Este momento histórico retrata a boa passagem do jogador pelo time da gávea, entre 2000 e 2002. Mas esta não seria a única. 




Campeão da Taça Guanabara 2003

Ironia do destino ou não, Pet foi parar em São Januário. Ele não teve tanto sucesso quanto no Fla, mas ganhou a Taça Guanabara pelo Vasco em 2003, e teria conquistado o Campeonato Carioca junto com seus companheiros, caso não tivesse ido embora para o futebol chinês. 





Autor do 1000º do Fluminense no Brasileirão

 



Rondando pelos clubes do Rio, o gringo também deixou sua marca no Fluminense. Pet foi responsável por marcar o gol mil Tricolor em campeonatos brasileiros, em 2005. Como forma de retribuição, o clube colocou uma placa de bronze no estádio das Laranjeiras.








 O retorno e a consagração

Petkovic retornou à Gavea em 2009, através de um acordo para amenizar a dívida adquirida pelo clube em sua primeira passagem pelo Fla. No começo, a volta do ídolo não parecia agradar a todos. Além de problemas internos, envolvendo Cuca e Kleber Leite, a torcida também não acreditava muito no jogador. E foi assim que Pet provou que continuava sendo o mesmo craque de sempre. Liderou o Flamengo na conquista do campeonato Brasileiro daquele ano, caiu nos braços da galera e até virou letra de funk. 

 
Mosaico feito pela torcida do Flamengo na despedida do Pet

E é com essa sensação de dever cumprido que ele encerra a sua carreira. Um ciclo vitorioso de um cara que sempre teve o maior orgulho de morar no nosso país e defender as cores dos nossos clubes. Superou todas as rivalidades, jogou nos principais times do Rio e é admirado por todas as torcidas. Pet nos encantou com um futebol bonito de se ver, típico do próprio brasileiro. Ele não é só ídolo de um simples garoto que sonha em ser jogador, nem dos torcedores do Flamengo, mas sim ídolo de um país inteiro. Hvala, Gringo! (segundo o Google, “Hvala” significa “obrigado” em sérvio)

Algumas declarações de torcedores cariocas sobre o craque:

“Pet é o grande ídolo do Flamengo para a geração pós-Zico. Quem não pode ver o galinho, foi compensado vendo o gringo jogar. Um ídolo dentro e fora de campo. Obrigado por tudo, Petkovic!” Rafael Gomes- Torcedor do Flamengo.

“Poucas vezes vi um jogador jogar tanto quanto o Pet nos últimos 5 meses de 2005...ele decidia quase todo jogo, era absurdo.” Diego Bellato – Torcedor do Fluminense.

"O Pet teve uma passagem marcante em todos os clubes que passou. Sempre guerreiro, determinado e dando sua contribuição e engrandecimento ao futebol brasileiro! Sua passagem pelo Vasco da gama trouxe grandes alegrias para a imensa torcida vascaína! Valeu, Pet!" Ariane Perovano - Torcedora do Vasco

por Laís Ferolla e Wannessa Pereira
twitter: @LaisFerolla e @Waah_Pereira

7 comentários:

  1. Pet com certeza vai ser um Romerito da vida vivendo mais no Brasil que no seu proprio país.
    no ultimo jogo mostrou que tem futebol pra pelo menos mais uns 3 anos ativo apesar da idade "avançada" para jogador.
    Mesmo sendo Fluminense de corpo e alma estive no maracanã na sua despedida, deixei o orgulho pelas cores e o amor de lado e levantei aquele moisaico em sua homenagem.
    Orgulho por outro por ter visto Pet jogar com o mato tricolor.. e como jogou!
    obrigado pelos gols olimpicos, faltas e passes precisos que ajudou o Flu em uma série de vitórias.
    Pet é um ídolo do Brasil!

    ResponderExcluir
  2. "Reza Alessandro... Petkovic bateu a falta..."

    Isso vai ficar marcado pra sempre! Foi sem dúvidas o melhor jogo que vi no maraca.

    Felipe Medeiros

    ResponderExcluir
  3. Eu como vascaíno não posso deixar de agradecer a essa grande personalidade.
    Petkovic sem dúvidas escreveu seu nome na história do futebol brasileiro.
    Valeu Pet.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post, voces estao de parabens mais uma vez!!!! Esse com certeza foi o melhor post até agora!!! Melhorando a cada post, parabéns mais uma vez !!!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo resumo da carreira de um jogador diferenciado como o Pet! Conseguiu demonstrar como o Pet contribuiu para o futebol brasileiro, demonstrando pontos importantes para diversos times brasileiros! Mandaram muito escrevendo sobre ele, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Só o Pet mesmo pra fazer os mulambos conseguirem um mosaico muito maneiro...E CERTO!

    ResponderExcluir