quinta-feira, 9 de junho de 2011

Histórias de Torcedor: 'O sentimento não para'


Torcida é paixão, é amor, é sentimento! Torcida não abandona seu time nunca, nem nos piores momentos. Depois de uma péssima campanha no Brasileiro de 2008, o Vasco caiu para a 2ª divisão e mesmo assim a torcida cruz-maltina não abandonou seu time. Pelo contrário, o apoiou incondicionalmente e o trouxe de volta para a série A com lema: ‘O sentimento não pode parar.’ Depois de 8 anos, sem ganhar um título de expressão, o Vasco sagrou-se Campeão da Copa do Brasil de 2011. A torcedora Mariana Schröder tinha apenas 9 anos quando seu time foi campeão pela última vez e hoje ela nos conta o que sentiu após os jogos da final e também fala do orgulho de ser vascaína.

Paixão vem do berço
 
“- 1º JOGO

Quarta feira, 1º de Junho.
Madrugada ainda, mal tinha conseguido dormir, e um pesadelo com a derrota do Vasco (de goleada, por sinal), conseguiu acabar com o resto do meu sono. Daí pra frente só desastre, insônia, enjôo, dor de cabeça, e não, eu não tava ficando doente, eu estava era nervosa pro jogo de mais tarde. O resto do dia se resumiu a mais enjoos, mais dores de cabeça, não conseguia comer nada, e eu ainda teria que aguentar um dia inteiro de aula, de manhã e a tarde.
Estava aflita, impaciente, não conseguia ficar quieta na sala de aula, não parava quieta. Enfim fui pra casa, me arrumei em 5 minutos, e mesmo assim tive que esperar meu pai. Mais agoniada impossível.
Acabou correndo tudo bem, apesar de ter chegado cedo, já tava demorado pra entrar no Caldeirão, mas nada insuportável, pisei em São Januário. Dali pra frente era só fazer a minha obrigação como torcedora, torcer. Eu me sentia uma formiga naquele meio, parecia que nada do que eu fizesse teria importância ali, eu era só mais uma voz. Mas o sentimento era tão forte, que mesmo não ouvindo a minha própria voz, eu tinha o dever de estar ali gritando, o sentimento não podia parar.
Enfim começou o tão esperado jogo, e como sempre, eu e minha mania de estragar minha unha toda quarta-feira. Parecia certo já, o Vasco não conseguia por aquela bola pra dentro do gol, ia acabar levando um. Acabou o primeiro tempo, e aquele 0x0 no placar não aliviava a minha tensão. Eu pensava comigo mesma: “Relaxa, pelo menos a gente conseguiu segurar o placar não levar gol até agora...”. Mas não adiantava, nada do que eu pensasse ia me fazer relaxar.
Começa logo segundo tempo! Não aguento mais essa tensão, quero logo gol do Vasco, quero logo o fim do jogo, quero logo semana que vem, quero logo o Vasco campeão! Mas como vida de torcerdor não é fácil, ainda mais pra uma torcedora do Vasco igual a mim, de 17 anos, que infelizmente não se lembra direito do Vasco ser campeão. Minha garganta está seca pra gritar campeão! Pelo menos um gol nesse jogo né, porque vou te contar, não tinha mais unha pra ser estragada na minha mão. Mas, minhas caretas a parte, a do Alecsandro valeu a pena.
Aliviada sim, menos nervosa impossível!
1x0 não é uma diferença tão absurda assim, e só um golzinho lá em Coritiba era tudo que eu mais queria. 

Mariana e seu irmão
 
- 2º JOGO

E chegou o dia 8 de Junho, e mais do que nervosa com o jogo, tava preocupada com o meu irmão que tinha ido ao jogo, muito boba mesmo.
O que eu mais desejava pra esse jogo aconteceu aos 11 minutos, quando Alecsandro, ele de novo, começou a me deixar mais aliviada. Agora eles teriam que fazer 3 gols pra tirar o titulo da nossa mão. Ingenuidade minha achar que o jogo seria assim né...
E não é que os caras foram pra cima? E no final do segundo tempo já estava 2x1 pra eles. Segundo tempo começou, e eu já estava assistindo o jogo em pé, minhas pernas não conseguiam ficar paradas. 3x1 pra eles, e eu só pensava: “ferrou, com a garra que esses caras estão, é capaz de conseguirem uma goleada”.
Mas eis que surge Éder Luis, e faz um gol completamente cagado, convenhamos. É, mas isso não segurou os coxas-brancas, e eles fizeram 3x2. Daí pra frente, só o Dedé conseguia aliviar meu coração a cada bola dentro da nossa área.
Haja coração senhor!
20 minutos pareciam uma vida, 5 de acréscimo pareciam uma eternidade. E eu já estava sentada com a cabeça na parede, sem voz, esperando poder gritar com o resto das minhas forças o tão sonhado grito. E não é que eu consegui?!
“É CAMPEÃO! O VASCO É CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL DE 2011!”
Dormir pra que, quando se é campeão?! Um título que tava entalado há 8 anos!
O Vasco é isso! O Vasco é tradição, é garra, é determinação, é o pensamento de que nada pode nos abalar, e o sentimento não pode parar. Porque gigantes podem até adormecer, mas acordam, e quando acordam é pra valer!
Obrigada Dinamite, obrigada jogadores, obrigada Ricardo, e obrigada TORCIDA CRUZMALTINA. Torcida guerreira!
Saudações Vascaínas.”

Mariana e seu pai no Maracanã lotado

Agradecemos à Mariana a sua atenção com o blog e parabenizamos o Clube de Regatas Vasco da Gama pelo título da Copa do Brasil.


Os heróis do título da Copa do Brasil

por Camila Daychoum

2 comentários:

  1. Parabéns pela bela matéria!
    Guilherme Marques

    ResponderExcluir
  2. ser vasco é isso, muitos brincavam que eu poderia ser tricolor por jogar no flu e ir em jogos, mas eu sou um eterno apaixonado pelo futebol mas ontem eu descobri um sentimento que nunca tinha sentido, eu sou um verdadeiro apaixonado pelo meu time, Clube de Regatas Vasco da Gama, prazer, eu sou um vascaíno de coração e sinto orgulho por isso... mariana, vce eu sei que é incondicional o seu amor, mas não sabia do meu sentimento... nunca tinha estado tão nervoso com um jogo, nem com final de brasileiro que eu estava jogando... isso não é nada...

    André Deko

    ResponderExcluir